sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tempo, tempo, tempo, mano velho.



Sempre tive pressa. Quando pequena, se ganhava um tênis dormia de meia. Se fôssemos à praia na manhã seguinte, acordava bem cedo e ficava pronta, irritando os que queriam amanhecer com mais calma. De mim, falavam de uma precocidade e de ouvir falar que era precoce, fui me adiantando em tudo. Aprendi a ler e a escrever cedo, pulei etapas escolares, entrei cedo para a faculdade, comecei a trabalhar e a enfrentar os leões da vida adulta também cedo. Mas o tempo, para mim, era como se estivesse sempre esgotado. Eu corria porque não queria perder nada. E achava que as coisas que não acontecessem naquele instante perderiam a chance de acontecer. Pronto, já era. Assim fiz com que meus planos não fossem só planos, coisas vislumbradas, fiz com que fossem metas. E meta a gente tem prazo para cumprir.
Em parte, fiz um bom uso disso, acho. Mas também ganhei a sensação de ter envelhecido antes da hora. Acho que li o Desassossego de Bernardo Soares cedo demais. Era época de contos de fadas. E ouvi Piazzolla cedo demais também. Ele podia ter esperado um pouco para aparecer. E acho que quis demais coisas que podiam esperar. E meu querer é forte, atropela.

Hoje, querer calma é que tem me ocupado. Porque a vida exige da gente que a gente não corra tanto. A vida faz a gente tropeçar de vez em quando para não deixar a gente esquecer de que algumas coisas do caminho precisam ser consideradas. Que o caminho a gente faz ao andar, mas que precisa do chão, e não só dos pés.

(E eu contei, que comprei um all star vermelho, só pra ver se ando diferente?)

4 comentários:

Ângela disse...

Quanta antecipação!
Ainda bem que voce resolveu compara um all star vermelho para caminhar diferente pela vida.
Abraço e boa caminhada

Nanda disse...

essa coisa de meta me lembra aqueles retrados do Mcdonalds com o funcionário do mês. isso é triste, né?! talvez o funcionário tenha atingido a meta de vender x lanches, mas a vida precisa ser mais que isso, né?! mesmo sendo menos.
acho que sei um pouco do que fala. sabe, espera pra ver.
um beijo all star

Fernanda disse...

Eu sou uma histérica.
:)

Nanda disse...

você não está sozinha nessa :)